Jaru,

Jaru: Cadela em situação precária é resgatada em ação conjunta do IVA e PM

Publicado 12/06/2024
A A

Jaru, RO – Em uma ação exemplar de proteção animal, o Instituto Vitória dos Animais (IVA) de Jaru, em conjunto com a Polícia Militar do 8º Batalhão, resgatou uma cadela que se encontrava em situação de maus tratos. A ação aconteceu na segunda-feira (10), após a presidente do IVA, Eliara, realizar uma denúncia à PM.

A cadela resgatada apresentava quadro preocupante de saúde, com sinais graves de caquexia, infestação por parasitas e confinamento em um ambiente insalubre. Segundo Eliara, a falta de água potável, comida e ração, além da precária condição do local, indicavam que o animal estava em sofrimento há bastante tempo.

A situação se agravava ainda mais pelo fato de os cães serem mantidos presos em um chiqueiro, dividindo o espaço com porcos. O artigo 3º da Lei de Crimes Contra Animais (Lei nº 9.605/98) define como maus tratos "praticar atos de abuso ou crueldade contra animais" e "mantê-los em locais anti-higiênicos ou que impeçam a sua respiração".

O resgate só foi possível graças à ação conjunta do IVA e da PM, que atenderam prontamente ao chamado. A cadela foi levada pelo Instituto, que, apesar das dificuldades estruturais, está oferecendo os cuidados necessários para sua recuperação.

Foto: jaruonline
Foto: jaruonline

Fonte: Veja Jaru